quinta-feira, 10 de junho de 2010

Carta à minha irmã mais nova

Gostaria de começar te pedindo desculpas, talvez esse pedido seja mais para calar minha consciência do que realmente fazer com que você me desculpe. Nos últimos anos (sim, anos) minha consciência pesa sempre que considero minhas atitudes em relação à você.

Me sinto negligente, ausente, me sinto culpada. Como irmã mais velha enxergo grande parte do que represento, e também do que deveria representar, para você. E pensando nisso é impossível não pensar em meus erros, no quanto eu queria ser melhor, não só por mim, mas por você e para você. A vontade de compensar em você a sensação que eu sempre tive pela falta de uma irmã mais velha para me ensinar tudo, ser meu exemplo e me ajudar a crescer.

E por mais que eu queira, todos esses anos, ser tudo isso para você eu me vejo falhando. E a cada palavra doce de como eu sou "a melhor irmã mais velha do mundo" eu me sinto, na verdade, "a pior irmã mais velha do mundo". Tenho medo que minha falta de comprometimento com você torne você alguém um "nível abaixo" do que você poderia ser se eu fosse, realmente, tudo que você enxerga.

Nas minhas lembranças você é, ainda, a menina de 11 anos que chorou no meu último dia no mesmo colégio. Que compartilhou comigo seus presentes vindos do Japão. Para mim você é aquela menininha. E tem sido difícil e estranho aceitar que você não é mais (só) aquela menina. Entender que aos poucos nossos assuntos vão se tornando mais parecidos e a diferença de idade menor.

E eu quero muito fazer parte desse crescimento, desse desenvolvimento, mesmo estando longe, ausente fisicamente. Penso em você muito mais do que conversamos e queria que isso fosse o suficiente, mesmo sabendo que não é.

Minhas vontades incluem ser realmente a irmã mais velha que vai ouvir seus problemas e te ajudar a solucioná-los, quem vai te ver entrar em uma faculdade pública em um futuro muito próximo e chorar de orgulho ao ver seu nome na lista dos aprovados por saber que você está se tornando alguém melhor do que eu sou. Eu quero isso. Quero ver você desenvolvendo todo o potencial que eu enxergo em você desde seus 11 anos.

Eu gostaria de te privar de muitas coisas que eu passei, mas querendo ver você crescer, amadurecer, sei que muitas delas você terá que enfrentar e eu espero ser capaz de estar ao seu lado, independentemente de estar fisicamente ao seu lado ou não. Eu quero ler seus textos, como fiz recentemente e poder repetir mil vezes: É minha irmã. Sentido muito orgulho, não por você ser minha irmã, mas por eu ser a sua.

Eu quero poder sempre te chamar de Pequena, mesmo sabendo que isso só quer dizer que você sempre será minha irmã mais nova e não falando da grande pessoa que você está se tornando.

Eu te amo, Pequena.

_____________________________________
Uma carta sincera, à pequena grande menina que desde seus 11 anos e hoje aos seus 17, me enxerga como sua irmã mais velha, mesmo não compartilhando o mesmo sangue, os meus pais, o mesmo lar, apenas o mesmo coração. Obrigada Thati, por me deixar fazer parte da sua vida completando sua família.

6 comentários:

  1. q lindo gorda

    amei lindo


    bjs gorda

    vc é um exemplo de amiga e irmã otimo

    como sua amiga vejo muito em voce e sei a pessoa maravilhosa que voce é

    bjs gorda linda

    ResponderExcluir
  2. Temos a nossa família, compartilhamos o mesmo sangue e tudo mais. Porém, essa família que o coração escolhe é sensacional, e por não ter o mesmo sangue, parece que recompensamos em outras diversas coisas.
    Fico feliz de saber que tem uma guria no mundo que tem você como irmã mais velha: uma pessoa tão doce, fofa e atenciosa.
    E ela não deve ficar atrás, né? Então, desejo que vocês sejam muito felizes e contem SEMPRE uma com a outra!

    ResponderExcluir
  3. Eu já ia falar: Você tem uma irmã mais nova?

    Eu também tenho uma amiga-irmã. Somos assim desde os 3 anos, há 19 anos atrás.

    Sejam muito felizes!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  4. eu poderia escrever um texto pedindo desculpas pra vc! .. por todas as vezes que vc veio pra são josé e eu não pude te ver, por todas as vezes que vc me chamou pra ir pra sampa e eu não pude ir . Você é minha irmã mais velha e é a melhor do mundo porque apesar da distância e dos desencontros pensar em vc sempre me faz muito bem, e sempre me faz querer ser uma pessoa melhor. Toda vez que vou escrever alguma coisa penso : "o que a Becky vai achar?.." . Aos 11 anos eu queria ser igual vc quando chegasse aos 14. Hoje quero ser igual vc aos 20. Nada mudou entre nós. Você é a melhor irmã mais velha porque está sempre comigo. É complicado explicar isso, mas em quatro palavras posso tentar : eu te amo Becky!! . Obrigada por tudo que vc fez e faz por mim (mesmo sem saber mtas vezes).

    ResponderExcluir
  5. Como a Cah eu também ia perguntar se você tem uma irmã! Adorei Becka, e irmãs que são ligadas por algo maior e mais forte que o sangue, que é o amor, são eternas tambem! Cultivem sempre essa relação bonita ;)

    ResponderExcluir
  6. Que lindo... eu estou certa de que ela se orgulha de você! Não precisa ser sua irmã pra se orgulhar.

    Lindo, doce! ♥

    ResponderExcluir