segunda-feira, 30 de agosto de 2010

É minha culpa

É minha culpa.

Se a criança pedindo dinheiro no farol não tem o que comer hoje, a culpa é minha. Se pela rua existem papéis jogados pelo chão, em todo lugar, a culpa é minha. Se o prefeito eleito em minha cidade é, na verdade, mais um ladrão, a culpa é minha. Se um deficiente moral estaciona na vaga de deficiente físico, a culpa é minha.

Minha culpa, minha máxima culpa.

Fui eu quem não entregou um lanche a criança. Eu quem viu a pessoa ao lado jogar o papel no chão e se omitiu. Eu quem não lutou por um resultado melhor na eleição, ou por nova eleição com novos candidatos, não custava tentar. Fui eu quem não fez o bípede de saúde física em perfeito estado estacionar em outra vaga.

Fui eu quem não reclamou quando a senhora entrou no trem e aqueles que estavam em seu lugar de direito fingiram que não perceberam. Até que alguém, sentando em um assento marrom, dispôs seu lugar. Foi quando os que se encontravam no assento cinza fizeram cara de surpresa, fingindo não ter se dado conta da presença da senhora até então.

Fui eu quem viu pessoas passando na frente da gestante no caixa do supermercado, não fui eu quem ergueu a voz por seu direito.

Eu que não doei roupas no inverno, nem brinquedos no dia das crianças e no natal.

Eu que não fiz muito no pouco. Eu que não fiz o mínimo. Sem lanche, sem direito, sem atitude, sem voz. Repasso o que me foi dito por meu pai, “Indignação sem ação é indigno”. É minha culpa, minha máxima culpa.

Enquanto não houver luta, não houver atitude, não houver voz, não houver ação, vindo de mim, a culpa é minha. Minha culpa, minha máxima culpa.

6 comentários:

  1. adoreii...
    é isso que falta nos seres humano: amor ao próximo.
    é isso falta na gente, é isso.
    falta vooz, falta atitude.
    Segue meu blog... beijos.

    ResponderExcluir
  2. *_*

    E isso me lembra a tão conhecida frase:
    "Se você não é parte da solução, é parte do problema".

    Movê-mo-nos!

    ResponderExcluir
  3. Uma das frase mais sábias mesmo
    "Indignação sem ação é indigno".

    ResponderExcluir
  4. ai, um dia você me empresta seu talento com as letras? =]

    ResponderExcluir
  5. A culpa é de todos nós, está é a verdade.

    Texto mto reflexivo.

    BjO!

    ResponderExcluir
  6. Primeira vez que passo por aqui e já me tornei seguidora.
    Parabéns pela consciência crítica em um mundo fácil de comodismo...
    Se todos pensassem assim, muitas coisas seriam diferentes, mas assim como o passarinho do incêndio na floresta, por mais que nosso bico seja incapaz de carregar água suficiente para conter o fogo, estamos fazendo a nossa parte!
    Parabéns!

    ResponderExcluir