terça-feira, 24 de agosto de 2010

Talvez eu seja

Recentemente perguntei ao meu pai, que é escritor, como ele reage quando uma pessoa se mostra encantada por algo que ele escreveu, cheia de elogios. Ele me respondeu, "Com vergonha", e riu. Só isso já fez com que eu me sentisse melhor, afinal, essa é a exata reação que tenho quando alguém decide elogiar algo escrito por mim.

Comentei com ele sobre uma determinada pessoa e os comentários tecidos por ela a respeito daquilo que escrevo, como escrevo. Foi então que ele me disse, sério: "Você é o Antonio Prata dele". E quem sorriu dessa vez fui eu.

Antonio Prata é, como sempre faço questão de dizer, o motivo pelo qual eu escrevo hoje. Foi quando comecei a ler suas crônicas, ainda na Revista Capricho, anos atrás, que comecei a escrever.

Talvez eu não inspire a pessoa que citei a tal ponto, talvez não a inspire de forma alguma, mas ainda assim tenho influência sobre a vida dela a partir do momento que ela decide ler o que eu escrevo. Mesmo que eu não consiga imaginar que alguém olhe para mim como eu olho para o Antonio, para o Nicholas Sparks, como sei que muitas pessoas olham para a Tati Bernardi ou qualquer outra pessoa cheia de talento. Como eu mesma olho para o Chico Buarque e seu talento para a música.

Mas, talvez, eu seja mesmo o "Antonio Prata" dessa pessoa, de outro alguém ou ainda tenha a chance de ser. E só esse "talvez" já me faz feliz, mesmo que eu possa ficar sempre no "talvez", mesmo que o "talvez" seja, na verdade, eu não ser. A chance de ser, sim, já me vale.

___________________________________________
A "inspiração" veio cedo (cedo de ontem), mas só consegui escrever às 2 horas da manhã (cedo de hoje).
E se comecei a escrever sobre isso por conta de um comentário doce sobre como escrevo, aproveito para fazer um agradecimento ao Antonio Prata que hoje, dia 24 de agosto, completa 33 anos e desde seus 20 e uns faz parte da minha vida.
Obrigada por me "ensinar" a escrever ou, melhor, por ter plantado em mim, com suas palavras, a necessidade incontrolável de escrever.

8 comentários:

  1. Ficou muito legal =]
    você escreve super bem! Dá gosto de ler!
    Tomara que o Antonio Prata leia!!
    Beijoos Nat!

    ResponderExcluir
  2. 20 e uns! rs
    Espero que sua inspiração nunca acabe, pois os textos são sempre bons!

    ResponderExcluir
  3. Se esse foi seu exemplo de autor, não tenho dúvidas que ele escreve muito bem !

    ResponderExcluir
  4. Que lindo, sis!
    Acho incrível como algo que nós escrevemos - e na maior parte do tempo, só faz sentido pra nós mesmos - atinge outra pessoa. E mais, faz diferença na vida dessa.

    Suas palavras fazem muuuita diferença na minha!

    beijos :*

    ResponderExcluir
  5. Ah, o Antonio Prata.. Saudades dos tempos em que suas boas colunas estampavam as últimas páginas da Capricho.. Motivo de inspiração para muitas meninas, pode ter certeza!

    ResponderExcluir
  6. Talvez EU seja esse leitor de quem você fala. Se não for, poderia muito bem sê-lo.

    :)

    ResponderExcluir
  7. Ah, Dinha. Seu comentário tornou meu "talvez" do último parágrafo em um "sim". Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Você escreve bem e gostoso!
    Só por isso, já terá sido inspiração pra muita gente.
    Parabéns!
    Go on!

    ResponderExcluir