domingo, 5 de setembro de 2010

Pais e Filhos

Recentemente passei a ter medo de ter filhos. Medo não por conta da criação, pais educam, avós estragam, partiria dai. Medo de ter meus filhos em um mundo que, muito provavelmente, caso as coisas continuem como estão, será muito pior que o de hoje.

Sei que mesmo dando trabalho aos meus pais (afinal, essa é parte das obrigações primárias de qualquer filho), nunca fui de dar muito trabalho. Sem arranjar problemas na escola (o que não quer dizer que não arranjavam comigo), sem desobedecer (sempre). Meus pais, provavelmente, cultivam uma lista enorme de queixas a meu respeito, mas sei também que sempre fui uma boa filha.

Hoje sei que, de alguma forma, minha inocência em relação a muita coisa, durou bem mais do que a das crianças que cresceram comigo. Hoje vejo que as crianças da geração atual são cada vez mais adultas, na forma de falar, de pensar, de se portar, mesmo que ainda sejam crianças.

Meu medo é saber que não terei condições de privar meus filhos de aprenderem coisas na escola, na casa de amigos, que jamais aprenderiam comigo e que isso os torne jovens, adultos, fora da ética que lhes foi apresentada dentro de casa.

Tenho receio de que suas companhias os influenciem de forma negativa. Atitude é decisão pessoal, a mesma criação pode ser concedida a duas pessoas que tomarão decisões e caminhos completamente diferentes.

Eu não me vejo capaz, daqui a 10 anos (quanto mais agora), de colocar uma criança no mundo tendo a plena consciência de que a minha influência não é suficiente para que ela cresça corretamente.

Meu medo é que meus filhos me deem todo o trabalho que eu nunca dei aos meus pais. E que, pior, eu não seja capaz de ajudá-los a se tornarem adultos conscientes, responsáveis, cultos, como meus pais me ajudaram a ser.

7 comentários:

  1. Não adianta ter medo do que ainda não aconteceu. O negócio é viver e...ver o que acontece, né.

    ResponderExcluir
  2. Não, não abriria mão do sonho de ser mãe por ter medo do mundo que eles vão encontrar. É fato que tem coisas - demasiadamente - ruins, mas e as coisas boas? Elas ainda vão existir. Ou existirão outras coisas boas.

    ResponderExcluir
  3. Tanta coisa boa nesse mundo, porque focar nas ruins? Se vc e eu sobrevivemos, nossos filhos vão dar conta tb. ; )

    ResponderExcluir
  4. O amor que uma mãe tem para dar a seu filho é a coisa mais preciosa nesse mundo. Talvez, você seja muito mais que capaz de dar a seu filho uma boa educação, mostrando a ele o contraste do mundo, e como as escolhas movem a vida.
    Há tanto para se mostrar, há tanto para se viver, você terá forças e fé para mostrar a seu filho que o mundo é muito mais do que nossos olhos humanos podem ver. Mostrará a ele o mundo que ele pode ter, se plantar o bem.
    Afinal, nossos pais sempre nos ensinarão: quem planta o bem, sempre colhe o melhor
    Beijos.
    Segue lá viu?
    <3

    ResponderExcluir
  5. Realmente, por mais q a gente pense na melhor educação e nas melhores oportunidades para nossos filhos, é triste analisar e perceber que esse mundo está cada dia mais perdido.

    Que DEus olhe por nós e por nossos futuros filhos.

    :**

    ResponderExcluir
  6. Bom, eu não tenho vontade de ter filhos, mas tenho certeza que pensar por esse lado não ajuda. Veja bem, não podemos controlar ou determinar o tipo de carater uma pessoa terá. Isso seria prender alguém e determinar quem ela será. Você tem que orientar e depois de aprender o que tem de aprender, deixar que a pessoa faça suas próprias escolhas. Afinal, uma mãe não pode dizer quem seu filho será ou deixará de ser, o trabalho dela é mostrar para ele as coisas positivas. Basta que ele faça as escolhas certas, ou não. Você nunca vai conseguir prever isso, só quando chegar a hora mesmo, enquanto isso você pode mostrar os seus valores e aquilo que você acredita, e ele vai ver se quer aquilo para sua vida!

    ResponderExcluir
  7. Tenho um medo semelhante. Mas, junto com o medo, tenho vontade de enfrentar esse desafio. Tentar criar um indivíduo, e torná-lo uma pessoa é uma meta pra minha vida. Espero conseguir.
    =)

    ResponderExcluir