quarta-feira, 9 de março de 2011

Post a secret

Já imaginou como seria ler os segredos mais bem guardados (e às vezes obscuros) das pessoas? Mesmo sem saber de quem exatamente eles vieram? É assim que funciona o Post Secret. O blog existe desde 2005 e tomou proporções muito maiores do que as esperadas.

A idéia é mandar pelo correio (por isso "post", em inglês) um cartão postal com um segredo escrito em um dos lados. Todos os cartões chegam anonimamente ao endereço disponível no blog. O projeto cresceu tanto que seu fundador, Frank Warren, já lançou 5 livros contendo os segredos recebidos por ele. Alguns nunca postados no blog.

"Desde que me lembro sempre achei a idéia do suicídio interessante, por causa do meu problema de gagueira. "O Discurso do Rei" mudou minha vida. Tenho 38 anos e finalmente descobri que gaguejar não é um defeito fatal".

Para manter a curiosidade e a leveza da página, a cada domingo ela é atualizada com uma nova quantidade de postais, deletando os anteriores. Mas a internet nos permite acesso à muitos deles pelo google e sites como photobucket (procure por "post a secret") e weheartit (procure por "post secret").

O projeto já ganhou versões em outras línguas além de um "workshop" oferecido pelo fundador. Ele acontece em várias cidades ao longo do ano e todas as datas são disponibilizadas no site.


"Eu tinha receio de que pudessem reconhecer minha letra em meu postal, então pedi a uma estranha no ônibus para escrever o que eu ditasse, quando eu ditei ela não escreveu. Ela me olhou e disse "Eu também" com os olhos cheios de lágrimas".


Os segredos publicados, no blog e nos livros, falam de família, infância, Deus, auto-estima, sexo, amizade, salvação pessoal, drogas e tantos outros sempre surpreendentes.

Algumas das maiores surpresas para mim foram sobre livros do Post Secret de bibliotecas, pessoas que deixaram postais guardados neles e pessoas que os encontraram.

E deixo o aviso, o projeto é viciante. Ele no ar desde 2005 e eu ligada nele desde 2006.

2 comentários:

  1. Adoro o Post Secret... tem coisas muito tocantes lá ;-;

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi falar desse projeto. É possível encontrar coisas impressionantes nele. E outras chocantes também!

    (www.caixinhadeopinioes.zip.net)

    ResponderExcluir