domingo, 1 de maio de 2011

A Dog's Purpose

O livro, que em português teve o nome convertido para 4 vidas de um cachorro, se trata de um cachorro buscando entender qual é o seu propósito de vida. O que o título brasileiro entrega são as mortes e renascimentos que o cachorro enfrente durante o livro.

Em cada uma de suas vidas esse cachorro, Bailey, aprende novas lições que o ajudarão em sua vida seguinte, mesmo que em dado momento ele ainda não saiba. O que chama atenção para esse livro, muito mais nessa época com diversos livros sobre cachorros/animais, é que a narrativa toda é feita pelo cachorro em questão.

Como um animal doméstico enxerga as situações a seu redor, desde os cheiros, os sentimentos das pessoas, os outros animais até, principalmente, as atitudes humanas.

W. Bruce Cameron, escritor consagrado pelo New York Times, foi capaz de transparecer os sentimentos daqueles que consideramos nossos melhores amigos. Indicado para donos de cachorros que não temem se apaixonar ainda mais por seus animais. Como o subtítulo original diz: Um livro para humanos.

Como qualquer livro envolvendo relações sentimentais (já que não é possível ter a companhia de um cachorro e não amá-lo), o fim parece triste, mas mesmo derramando lágrimas, não é. O que não impediu o autor de levar seus leitores a chorarem (no meu caso apenas uma vez) em meio a leitura do seu livro.

Terminei o livro apaixonada pelo Bailey e, melhor do que tudo, ainda mais apaixonada pela minha própria companheira canina.

Um comentário:

  1. Sério, esse livro é fantástico. E me foi indicado por você (claro!!), na bienal, e na mesma hora sai correndo e comprei lá mesmo. Por coincidência, meu cachorro de 14 anos morreu um dia depois da primeira morte... e continuar lendo ( também por influência sua) me fez um bem absurdo.... Há um ano e meio atrás, uma colega de trabalho perdeu o cão também bem velhinho, e ela ficou de uma maneira tão pra baixo, que parecia que tinha perdido um irmão, um filho... não pensei duas vezes, dei o meu livro pra ela... Acabei perdendo o contato logo em seguida, porque ela saiu da empresa, mas espero que o Bailey a tenha ajudado...

    Obrigado, Becka...

    ...por existir.

    Seu leitorm number 1

    ResponderExcluir